segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Criadores de Lagoa Grande já se preparam para enfrentar o período da seca


Os criadores do município de Lagoa Grande, sertão de Pernambuco, já estão se previnindo para enfrentar o  período da seca, e que já começa a dar sinais que poderá ser prolongado.
Todos os anos os criadores procuram se prevenir para alimentar seus rebanhos nesse período que costumeiramente é longo, agricultores e criadores que tiveram suas culturas de milho e feijão, aproveitam o pouco que restou agregando através do capim a palha de milho e o sorgo para produzir silagem.
Para alimentar seus rebanhos os criadores também produzem o feno, uma alimentação feita a base de leucena e outras espécies encontradas na caatinga como a faveleira.
A produção de silo e feno é feito com o apoio da Secretaria de Agricultura do município, que disponibiliza gratuitamente máquinas  ensiladeiras, assim como o transporte para deixar e buscar as máquinas nas propriedades, o criador apenas tem o custo do combustível utilizado pela ensiladeira na sua produção de silo ou feno, a secretaria também disponibiliza uma retroescavadeira para abrir trincheiras para  armazenamento da silagem.
"Após ser triturado e colocado na trincheira todo o composto é protegido por uma lona e encoberto por uma grande camada de terra que poderá ficar por uma duração de até três anos, sem perder o concentrado nutritivo, isso se todo o processo for  totalmente lacrado sem deixar nenhuma abertura par a entrada de ar ou água da chuva, até ser retirado e distribuido como ração para os animais como um grande potencial nutritivo". Afirmou a técnica zootecnista que gerência esta área, Zorávia Cardoso.

2 comentários:

Marcos Alencar disse...

Isso graça a gestão passada que adquiriu essa maquinas através do convênio com MCT que trouxe o APL.o secretário Reginaldo Alencar Horas Maquinas pegou a criança já andano...

Cidadã do Mundo disse...

Concordo com o Marcos Alencar. Além disso, o secretário não soube dar continuidade ao andamento de todo o projeto APL que não é só a fabricação de silos, vai muuuuito alem disso.