![]() |
Candidato Elias Jardim (Petrolina) com Deputado Federal Pr.Eurico e Deputado Estadual Pb.Adalto |
Depois do sucesso da implantação do Projeto Cidadania em 2010 com a presença de Pastor Eurico na Câmara dos Deputados e do Presbítero Adalto na Assembleia Legislativa de Pernambuco a Igreja Evangelica Assembleia de Deus (IEAD) no estado, através de uma comissão escolhida para este fim, resolveu apresentar nomes para câmara de vereadores na capital e em várias cidades do interior pernambucano.
Elias é agricultor no Projeto Nilo Coelho e foi presidente eleito do Distrito de Irrigação do Projeto Nilo Coelho, sendo responsável pela gestão das ações do N-1 ao N-11 incluindo o Projeto Maria Tereza. Ele também ocupou o cargo de Secretário de Irrigação de Petrolina na gestão de Odacy Amorim. Atualmente é o vice-presidente do Distrito de Irrigação. Foi candidato a vereador por duas vezes, mas tinha decidido que não mais concorreria e apresenta seu nome agora atendendo a convocação do Projeto Cidadania.
![]() |
Irmão João (Lagoa Grande) |
João é também agricultor em Lagoa Grande, formado em Letras pela Universidade de Pernambuco - UPE e estava até pouco tempo ocupando um cargo de confiança na gestão de Rose Garziera em Lagoa Grande. João também aceitou ser candidato atendendo ao chamado do Projeto Cidadania.
A IEAD em Pernambuco é presidida pelo Pastor Ailton José Alves que tem ficado bem atento para não transformar a igreja em partido político. Foi criada uma comissão especial que conduz o projeto de representatividade da igreja nas câmaras legislativas.
Para a comissão não há qualquer preocupação em ter defensores da igreja, pois o cuidador da mesma é o próprio Deus. A intenção dos líderes assembleianos é ter vozes para expor o que pensa a igreja.
Um dos aspectos do projeto é o não atrelamento da igreja à política partidária, entretanto os candidatos precisavam estar filiados a um partido político. Assim foram indicados e eleitos em 2010 o pastor Francisco Eurico para deputado federal e o presbítero Adalto Santos para deputado estadual.
Os dois candidatos surpreenderam o estado com uma votação expressiva: foram 185.870 votos para o pastor Eurico, que ficou como 5º deputado federal mais votado do estado e 120.175 votos para o presbítero Adalto que foi o segundo colocado em Pernambuco. O que chamou a atenção foi que a campanha não foi tão visível, não teve tantos gastos, não houve tanta exposição na mídia, mas a igreja, sem utilizar nenhum centavo de dízimos e ofertas, mostrou sua força e unidade.
Dois anos depois, a IEAD resolveu expandir o projeto às câmaras de vereadores. Diversas cidades do Estado, do sertão à capital, vão ter um candidato a vereador do Projeto Cidadania, apoiado pelo Projeto Cidadania. Segundo as regras do projeto, o apoio da igreja será apenas para o candidato a vereador, ficando a critério dos eleitores votar no prefeito da sua escolha.
Apesar de algumas cidades do interior terem a política bem mais acirrada, a expectativa está na eleição da maioria dos candidatos, já que as igrejas costumam ter um potencial de votos suficiente para eleger um vereador. Vale lembrar que algumas cidades lançaram mais de um candidato ligado ao projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário