terça-feira, 23 de abril de 2013

Juazeiro: Vereador Amilton Ferreira defende 100% dos royalties para a educação




Na manhã da última sexta-feira (19), a Câmara Municipal de Juazeiro realizou uma Audiência Pública para discutir sobre a iniciativa do Governo Federal de destinar 100% dos royalties do petróleo para a educação. A sessão foi proposta pelo vereador Jean Gomes (PT), e contou com as presenças do reitor do IF Sertão-PE, Rildo Fernandes Diniz, do vice-reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Télio Nobre, do Chefe de Gabinete Roosvelt Duarte e o Secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade.

Após os componentes da mesa discursarem sobre o tema, os vereadores foram até a tribuna para posicionarem-se sobre o assunto. Amilton Ferreira (DEM) foi o primeiro a fazer uso da palavra.

O vereador lembrou que a Congresso Federal estava dividido em duas vertentes: os deputados e senadores que ambicionavam os royalties apenas para os Estados produtores de pré-sal e os parlamentares que queriam os royalties para a União. Para Amilton os congressistas foram felizes ao optar por dividir entre todos os Estados: “O mar é brasileiro, o petróleo é do mar e o mar é do Brasil. O mar não pertence ao Estado do Rio de Janeiro, nem São Paulo, nem Rio Grande do Norte, o mar é brasileiro. Portanto, os tributos do petróleo tem que ser divididos entre toda União”, afirma Amilton.

Quanto a investir os 100% dos royalties para educação, Amilton citou a fala do reitor Rildo Diniz: “Professor, vimos sua explanação sobre a realidade de como era antes e de como está hoje o IF-Sertão-PE, instituição que o Senhor representa, e percebemos que houve conquistas. Agora, calcule esse dinheiro todo do pré-sal vindo para a educação... aí vai pegar fogo”, afirmou Amilton com toda sua irreverência de sempre.

O vereador também aproveitou a oportunidade para convidar os estudantes de escolas estaduais que estavam participando da Audiência Pública, para comparecerem as sessões da Câmara, toda semana as terças e quartas, a partir das 15h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário