domingo, 7 de abril de 2013

Candidato eleito Marcio Mariano que teve registro cassado, mas pode disputar outra vez à eleição em Muquém (BA), perde para Evandro Guimarães


Mariano e o petista Evandro Guimarães, o Vandim - eleito.

Com 3.346 votos, o candidato Evandro Guimarães (PT) foi eleito o novo prefeito da cidade de Muquém do São Francisco. Após ser indeferido nas eleições de outubro de 2012, mesmo tendo vencido nas urnas, a Justiça Eleitoral manifestou-se a favor da candidatura do pepista Márcio Mariano. Neste domingo (7), os cerca de 8.500 eleitores irão escolher, em eleições suplementares, entre Mariano e o petista Evandro Guimarães, o Vandim.

Na eleição ocorrida em outubro passado, Márcio Mariano foi eleito com mais de 50% dos votos válidos, mas teve o registro indeferido pela Justiça Eleitoral porque não apresentou, no prazo, a certidão negativa da Justiça Federal de 2º grau. Diante do fato, foram convocadas novas eleições e o político requereu um novo registro de candidatura. O Juízo Zonal, entretanto, indeferiu o pedido acolhendo a justificativa de que ele “deu causa” à anulação da primeira eleição – o que deixaria Mariano de fora das eleições de hoje.

Mas no entendimento da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE), a anulação da eleição não caracteriza ato ilícito, já que não se encontra na legislação eleitoral dispositivo que considere ilícita a ausência da apresentação de certidão para fins de registro de candidatura.

Em conversa com a reportagem do Bocão News, Mariano acusa o adversário de compra de votos, e ameaça à segurança dos eleitores, além do recolhimento do título de eleitor. Ainda segundo o pepista, o Ministério Público já está de posse das provas que poderão condenar o petista. “Estamos animados com a eleição, porém com medo de que as pessoas não possam votar devido às ameaças do outro candidato”, afirma.

Fonte/foto: Bocao news

Nenhum comentário:

Postar um comentário