sexta-feira, 5 de abril de 2013

Associação da Comunidade do Riacho do Recreia ameaçada de não puder mais manter a Horta Orgânica







Em entrevista concedida terça-feira (26) aos Blog’s Diário Popular e Lagoa Grande Notícia o vice-presidente da Associação do Riacho do Recreio Sr. Alexsandro diz que o Secretário Municipal de Agricultura está encerrando as atividades da Horta Orgânica na localidade. O argumento que não vai mais fornecer água. Vale destacar que antes a  água há três anos vinha sendo utilizada na irrigação dos canteiros. Por outro lado, destacamos que essa horta tem Certificação Orgânica e é a única no município de Lagoa Grande. Neste ponto, o governo deviria era manter e ampliar para outras localidades usando a experiência, ou seja, estaria atendendo o Programa de Governo da Frente Popular Por Lagoa Grande apresentado a Justiça Eleitoral que tinha em um das suas diretrizes criarem um “Programa de hortas orgânicas comunitárias”. No que desrespeito ainda ao programa, à meta da atual gestão era a de “ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) valorizando a agricultura familiar”. Ai fica uma pergunta: É desta forma que se amplia o PAA fechando posto de trabalho e geração de renda? Não permitido que as pessoas tirem da terra seu próprio sustento? Vale salientar, que são 14 famílias que mantém a horta, ou seja, essas famílias são  mantidas com os recursos gerados pela horta.



Na contra mão do desenvolvimento o Secretario de Agricultura que não tem a humildade de ouvir as pessoas no que desrespeito a “relação direta entre a doença e o meio ambiente. O uso indiscriminado de agrotóxicos aumenta a incidência da enfermidade. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 90% dos casos estão ligados ao ecossistema” por isso da importância dos orgânicos. “O câncer está aí no meio, como problemas na reprodução que vão desde uma redução da infertilidade, até à impotência sexual masculina”, afirma o toxicologista Sérgio Graf, da UNIFESP.

Famílias que ao longo de três anos se prepararam através de curso de qualificação no SEBRAE, IPA e CODEVASF ver ameaçado o sonho de manter e ampliar sua fonte de renda pela secretaria de agricultura que sequer apresenta a essa localidade um estudo de viabilidade." Antes de instalamos a horta a própriaCODEVASF fez o estudo e dimensionou o volume d’água que a horta iria consumir durante um mês, e, por o outro lado o SEBRAE treinou os produtores, com cursos de associativismo, processo administrativo e comercialização, técnica de abordagem e de venda e o IPA que apoio o projeto com técnico de cultivo e preparo do solo", comentou o vice-presidente.

Complementa. "Enquanto o governo do estado através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária mantém um planejamento e demanda com associação do Riacho do Recreio o governo municipal trabalho no intento de contrária o estado e as pessoas que querem que querem trabalhar", finaliza.


Confira a entrevista em áudio e vídeo no link:

 http://www.youtube.com/watch?v=Jxx7sJj48UI&feature=player_detailpage

Por Carlos Silva e Mauricio Alves




3 comentários:

Anônimo disse...

Acho q ñ deveriam reclamar, pois tds os moradores do Riacho do recreio já conhecia a gestão atual de oustras gestões, a gestão anterior deve ter sido muito ruim para vcs... Agora estão pagando o preço... A gora é tarde... Daqui 4 anos quem sabe vcs consiga novamente com outro gestor.
Falar é fácil, mto fácil, quero v é fazer acontecer... Vcs são adultos, estão apenas plantando o que colheram.

PARABÉNS PARA VCS MORADORES DO RIACHO DO RECREIO, FIZERAM UMA ÓTIMA ESCOLHA PARA REPRESENTAR VCS.

Anônimo disse...

VOTAMOS PARA MUDAR ASSIM COMO TODO MUNICÍPIO FEZ, PORQUÊ NÃO SOMOS MAIS BOBOS PARA ACREDITAR EM MEIA DUZIAS DE PALAVRAS BONITAS, A GESTÃO ANTERIOR NÃO FEZ NADA PELA NOSSA COMUNIDADE, PORQUE ÍAMOS APOIA-LOS. LAMENTAMOS SE ESTAMOS PASSANDO POR ESSA SITUAÇÃO. E SENTIMOS MAIS AINDA POR ACREDITAR EM FALSAS PROMESSAS. MAIS FICAMOS MAIS TRISTES QUANDO VEMOS CIDADÃOS QUE NOS PARABENIZAR POR QUERER MUDAR E ESCOLHER NOVOS REPRESENTANTES. ASSIM COMO QUEM ESTÁ NO PODER, VOCÊ QUE ESCREVEU ESSE COMENTÁRIO VERGONHOSO NÃO ESTÁ NEM AI PARA O POVO, DEVE SER MAIS UM QUE PRECISA DE DINHEIRO DA PREFEITURA PARA COMER, E NÓS NÃO, SÓ QUEREMOS O QUE É NOSSO DE DIREITO, PORQUE SOMOS TRABALHADORES E NÃO APROVEITADORES DO DINHEIRO PUBLICO, E QUEREMOS O BEM DE TODOS E NÃO DA MINORIA. E NÓS VAMOS LUTAR, ASSIM COMO LUTAMOS PARA COLOCAR ADUTORA E IMPLANTAR UMA HORTA ORGÂNICA COMUNITÁRIA SEM A AJUDA DE POLITICO DE LAGOA GRANDE E PRINCIPALMENTE SEM A SUA AJUDA,VAMOS CONSEGUIR PORQUE SOMOS UM POVO FORTE E TRABALHADOR, E NÃO É MEIA DUZIA DE POLITICO E PESSOAS COMO VOCÊ QUE VAI NOS DESANIMAR E TIRAR O QUE É NOSSO POR DIREITO, E RECLAMAMOS SIM, POIS CONHECEMOS OS NOSSOS DIREITOS EM QUANTO CIDADÃO

Anônimo disse...

vejo com muito cuidado essa questão da adutora,entendo que esse fator politico é muito favoravel a nossa comunidade.muita gente ainda não caiu a fixa'"TUDO DE GRAÇA É CARO" vamos dizer a quem de direito nossa proposta.
vamos fazer uma paceria prefeitura e comunidades.vamos pagar nosso consumo e negociar a outra parte.isso é um pequeno exemlpo para fluir algo que satisfaça a ambos.