segunda-feira, 15 de abril de 2013

Abriu o verbo: José Gualberto critica a falta de representação politica na vitivinicultura em municípios do Vale do São Francisco

No I  Worshop de Turismo Vitivinícola do Vale do São Francisco realizado na última sexta(12) na Câmara de Vereadores de Lagoa Grande no sertão de Pernambuco, que tema Desafios e oportunidades para um vitivinicultura forte e pujante, o presidente do Vinho do Vale do São Francisco José Gualberto, sem papas na língua fez duras criticas a falta de representatividade dos políticos da região para com a vitivinicultura nos municípios da ride do São Francisco.

Como palestrantes do primeiro painel com o tema: Realidade do Ecoturismo da Região, ele disse estar na região a mais quarenta anos  e teve a oportunidade de testemunhar o desrespeito com os quais são tratados na vitivinicultura diante da falta de representação política.

José Gualberto criticou a ausência de secretários do estado, enfatizando que os mesmos foram convocados e submetidos a sua agenda pra vir se comprometerem, no entanto não compareceram,  "Porque nós não precisamos de promessas, nós precisamos de ações, e por razões a mais diversas não vieram, não vieram porque não nós respeitam", disparou Gualberto e foi aplaudido pela plenária.

E disse ainda:"Se a reunião fosse se  em Petrolina teria um auditório cheio de secretários, cheio de deputados, cheio de de formadores de opinião", para o empresário não há um entendimento entre os municípios e que os municípios como Lagoa Grande, Santa Maria da Boa vista e Orocó devem assumirem seus compromissos e falou dos diferentes tamanhos de áreas dos municípios vizinhos.

Gualberto destacou também as terras de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista que estão abandonadas compradas pelo Incra onde tem mais de duas mil e quinhentas famílias alojadas sem condições de poder trabalhar, citou programas do governo federal que poderiam está sendo implantados a exemplo da recuperação do Rio São Francisco e outros.

Ainda na sua palestra, fez menção aos potenciais da região que poderiam está sendo implantados através de tecnologia, para ele; "Não tem nada de novo a ser discutido aqui", disse Gualberto pedindo respeito as cidades vizinhas esclarecendo que não estava pra elogiar e sim pra cobrar.

Bastante enfático o presidente disse haver uma falta de interesse dos políticos a partir da agricultura nos municípios do vale com exceção de Petrolina e que Lagoa Grande Santa Maria da Boa Vista e Orocó precisam efetivamente de atenção concreta mas que cada um pessoalmente tem que assumir seus compromisso.

"Pernambuco somente poderá crescer quando todos os cidadãos forem respeitados na sua integrabilidade  e não apenas na hora de ir buscar o voto" afirmou Gualberto. 



Um comentário:

MININO DA ROÇA disse...

Muito bom o discurso de Gualberto. Ele só esquece que já foi prefeito, e um péssimo prefeito, não é atoa que atualmente é rejeitado em Santa Maria da Boa Vista.