quinta-feira, 15 de setembro de 2011

 
Lagoa Grande resgata a cultura e tradição 
da congada no município




A Prefeitura de Lagoa Grande, através do Departamento de Cultura, setor vinculado à Secretaria de Educação, iniciou um processo de resgate da congada, manifestação cultural de origem negra que conta com seguidores no município. O primeiro passo já ocorreu com a realização de uma reunião no inicio deste mês tendo a presença do diretor de cultura do município, Edivaldo Barbosa e o senhor Nestor Manoel de Lima, descendente de Manoel Moreira de Lima, que trouxe a congada para Lagoa Grande.
“A nossa missão é resgatar a cultura e todas as suas tradições em nosso município. A congada foi trazida pela Família Lima ainda no século 18 com influencia da África e se difundiu na Ilha do Pontal, região de Vermelhos, no interior de Lagoa Grande”, conta Edivaldo. Edivaldo frisa que a congada é um orgulho muito grande da comunidade da Ilha e resgatar umacultura quase extinta, é marca da seriedade e do compromisso do governo municipal com as tradições lagoagrandenses.
Seu Nestor Lima conta que o pai conhecido também na região como Manezinho Bico de Galo, esteve à frente da festa da congada por muitos anos, mas depois que ele morreu, a manifestação foi caindo no esquecimento. “Depois da sua morte tudo ficou mais difícil e outros membros da família também faleceram dificultando mais ainda. Agora estou disposto junto com o restante da família e com este apoio da Prefeitura, de dar continuidade a este trabalho que simboliza a nossa existência”, comentou o líder cultural.
MAIS CULTURA - A valorização da cultura é um dos pontos chaves do governo da prefeita Rose Garziera. Conforme o diretor municipal de cultura, projetos como o Espaço Mais Cultura, estão bem próximos de se tornar realidade em Lagoa Grande. “Já temos a garantia de terem sido empenhados R$ 580 mil para a construção do Espaço Mais Cultura em nossa cidade que será um complexo cultural formado por cinema, biblioteca, amplo auditório, cozinha para a realização de cursos, entre outros atrativos. Será o endereço referência da cultura em Lagoa Grande, fruto do trabalho e empenho da prefeita Rose Garziera e de toda a equipe de governo para valorizar a cultura e os artistas lagoagrandenses”, ressaltou o diretor de cultura do município. Edivaldo ainda lembrou que a criação do Ponto de Cultura do Lambedor, comunidade quilombola do município, é outro fruto da atual gestão municipal.
Ascom Lagoa Grande.  

Nenhum comentário: