Empresas de origem familiar da Serra Gaúcha apresentam modelo na Vinhuvafest 2011
Empresas de origem familiar da região produtora da Serra Gaúcha como a Casa Possamai, Adega Salvatti, Casa do Tomate e Casa da Ovelha, levarão palestrantes para o debate do I Seminário da Agroindústria Familiar no Turismo Rural da 7ª Feira do Vinho e da Uva do Nordeste – Vinhuvafest 2011que é realizada pela Prefeitura de Lagoa Grande, Associação de Turismo da Ride Petrolina-Juazeiro/BA com apoio do Governo do Estado via secretarias de Agricultura e do Turismo, entre outros parceiros. São estórias de trabalho, dedicação e de visão empreendedora, que estarão presentes nas palestras.
A Vinhuvafest será aberta dia 6, a partir das 18h, e o Seminário acontece dias 7 e 8, a partir das 16h, no auditório do pavilhão de feira do Parque de Eventos da Uva e do Vinho, onde também estará centralizada todas as atrações do evento. O público alvo do seminário são agricultores familiares das cadeias da uva e do vinho, do tomate e da caprinovinocultura, que são fortes em Lagoa Grande e na região.
O casal Doracy e Jurandi Possamai pretende mostrar no seminário da Vinhuvafest que diversificar a produção e abrir a propriedade para o turista, é uma forma de agregar renda ao orçamento familiar. Na Casa Possamai, são produzidas chemias derivadas de uva e pêssego e é bastante frequentado por turistas.
Na Adega Salvatti se produz vinhos com uvas nobres trazidas pelos imigrantes italianos em 1873 e passou de produzir por um tempo, mas foi feito um trabalho de resgate desta casta só cultivada pelos Salvatti. Também outo importante local turístico na região produtora. O resgate da área que estava quase perdida será o foco da palestra no seminário da Vinhuivafest. Roque e Loren Lovisa são produtores e microempresários do turismo rural. Eles transformaram a pequena área produtora em oportunidade de vida com a produção de 50 variedades de fruta.
“Sempre lutamos muito, mas quando diversificamos a produção a nossa vida mudou. Hoje fabricamos com a produção, compotas de doce, vinhos, licor, cachaça, sucos, entre outros”, disse Loren Lovisa. A casa da família foi transformada num restaurantes para atender os turistas que iam sempre lá comprar doces e agora a filha do casal, Daiana Lovisa, de 16 anos, é cantora e se apresenta com frequência no restaurante familiar.
Outro exemplo bastante viável para Lagoa Grande é o que vai apresentar o casal Célio e Maria Helena Lerin. Eles produzem tomate e possuem uma agroindústria famíliar que produz 32 produtos oriundos do tomate e estas com certeza será uma das palestras mais apreciadas no Seminário da Agroindustria Familiar da Feira do Vinho e da Uva, desde o doce ao cosmético.
“Lagoa Grande é a segunda produtora de tomate do estado e basicamente os produtores só utilizam o fruto in natura, quando existe muitas possibilidades de aproveita-lo. É isso que o casal Lerin mostrará aos nossos tomaticultores”, disse o presidente da Vinhuvafest, Jorge Garziera.
Tarso Michelon, da conhecida Casa da Ovelha que hoje se transformou num parque temático na Serra Gaúcha com média de 70 mil turistas por ano, com faturamento de cerca de R$ 7 milhões/ano, vai apresentar aos criadores da região como agregar valor a atividade. O espaço comandado por Michelon é um verdadeiro atrativo, principalmente para as crianças, que podem levar lembranças como ovelhas de pelúcia, chaveiros, brinquedos, todos relacionados à criação. A Casa da Ovelha produz linhas de iogurte de vários tipos e doces de reconhecida qualidade.
MAIS INFORMAÇÕES:
87 9609-3313 – JORGE GARZIERA – PRESIDENTE A VINHUVAFEST
87 9967-6306 – NIVALDO CARVALHO – COORDENADOR GERAL DA VINHUVAFEST
CINARA MARQUES – ASSESSORA DE IMPRENSA

Nenhum comentário:
Postar um comentário