Alguns políticos por muitas vezes se acham no direito de em qualquer lugar ou oportunidade bancar a falsa modéstia de simplesmente políticar.
Eventos tradicionais como este que acabamos de vivenciar em Jutaí, as estrelas da festa são os nossos bravos e corajosos heróis do sertão, o vaqueiro, que lutam pelo direito de ser reconhecidos como profissionais, um movimento que pode se contar nos dedos de uma única mão os políticos adeptos deste projeto, muitos em seus discursos nem tocam no assunto por não estarem informados ou não ter interesse.
Esse direito de ter a profissão de vaqueiro reconhecida legalmente com todos os direitos que lhe assistem, é uma luta de dois ou três políticos da região.
Políticos têm é que buscar apoios para que cada ano os diversos eventos tradicionais da nossa região se tornem mais divulgados e ganhe expansão, a presença política já é o bastante, porque as pessoas sabem até mesmo de longe identificar a figura de um político.
Eventos culturais e tradicionais, como a 51ª Festa dos Vaqueiros de Jutai, os aplausos, os versos cantados por aboiadores devem ser exclusivamente homenagens prestadas as estrelas da festa, os vaqueiros, políticos sendo da situação ou não, são considerados sem sombra de dúvida autoridades, e jamais devem ser desconsiderados ou desmerecidos os seus méritos.
O que se pode observar que ainda existem políticos com certos conceitos, por exemplo se fizer discursos ou politicar em todas as oportunidades, na próxima eleição os eleitores com certeza lembrarão dele, aparecer acima de tudo e todos é o que muitos querem, políticos tem que aparecer sim, mas com ações benefícios para o povo, o cidadão que o deu crédito para que ele o representasse seja em qual for a esfera política.
Momentos inoportunos de discursos políticos disfarçados tiram o brilho de qualquer evento tradicional, prestigiar para sair bem na foto, isso com certeza colocado em segundo plano o homenageado.
Políticos prestigiam juntos, e não disputando o fato de simplesmente aparecer, nem nenhuma contribuição para engrandecimento do evento. Lamentável, mas isso se classifica de ridículo perante nosso povo.
Lamentável também, qualquer tipo de demonstração que venha a tentativa instigar, de desfazer ou confundir através de artimanhas, a opinião pública (o povo) com atos prejudiciais a imagem de qualquer autoridade política, é deveras mente a exposição da falta de respeito, civilização, postura e consideração com o cidadão e consigo mesmo.
A figura política deve-se dar exemplo de moral da preservação dos bons costumes da honestidade e transparência acima de tudo, e decifrar o segredo e arte da nobreza até mesmo de ser representante da situação ou oposição.
Se todos os políticos seguissem estas qualificações, viveríamos com certeza num país bem melhor e mais desenvolvido em todos os aspectos.
Maurício Alves.

Nenhum comentário:
Postar um comentário